Seleção de Pessoal – De que são feitos os vencedores?

Por Simone França – Analista de Treinamento STV

Vencer é factível, mas é preciso saber como alcançar a vitória. Qual caminho devemos percorrer para alcançarmos o sucesso e vencer nos negócios? No livro Paixão por Vencer – A Bíblia do Sucesso, Jack Welch apresenta suas experiências com anos de liderança e dá dicas sobre como gerenciar equipes vencedoras e obter sucesso na vida executiva.

Jack Welch é um executivo, autor de vários livros, atuou como CEO da General Eletric (GE) e famoso no mundo dos negócios através das suas conquistas e habilidades em gestão.

O livro é sobre pessoas, ideias e o poder de transformá-las em realidade. O autor fornece orientações a seguir, regras a considerar, pressupostos a adotar e erros a evitar. São práticas de gestão que, segundo Welch, devem ser implementadas uma a uma, para que uma empresa e uma equipe definitivamente seja um sucesso.

O livro está dividido em cinco seções onde Welch descreve, em 20 capítulos, práticas de gestão.

No texto de hoje falaremos sobre o capítulo 06, cujo tema abordado é Seleção de Pessoal.

O capítulo traz a descrição dos critérios para o processo de contratação e a construção de uma equipe vencedora.

Welch inicia falando das diversas perguntas que são feitas a ele durante suas palestras, mas cita a qual ele não teve resposta no momento:

“Qual é a pergunta exata a fazer numa entrevista com candidatos a emprego que mais o ajuda a decidir quem contratar?”

Durante uns dois anos ele refletiu sobre o assunto até que chegasse a resposta.

O profissional da área de seleção de pessoal se depara com frequência neste questionamento e conjectura formas assertivas que facilitariam o processo. Welch orienta que sigam as seguintes regras para contratar pessoas vencedoras, conforme se observa na figura abaixo:

As 3 fases

Na primeira fase da seleção, Welch orienta a fazer uma triagem aplicando três testes com o candidato antes de contratá-lo: teste de integridade, inteligência e maturidade.

Analisando cada teste:

1º teste – integridade: o autor afirma que pessoas íntegras são honestas, cumprem as promessas, assumem suas responsabilidades, reconhecem seus erros e os consertam;

2º teste – inteligência: o candidato precisa buscar o desenvolvimento contínuo, se cercar de pessoas inteligentes para haver a troca de conhecimento;

3º teste – maturidade: Welch relaciona a maturidade com a inteligência emocional e que isso independe de idade. O candidato precisa saber gerenciar e lidar com suas emoções e dos outros, ter a capacidade de enfrentar situações adversas, lidar com o estresse e retrocesso.

Devemos utilizar de técnicas para nos auxiliar, como por exemplo:

– Perguntas que ajudem a medir o grau da inteligência emocional: quando o candidato já é funcionário pode se verificar estas informações conversando com o seu gestor imediato, pois este está familiarizado com as atitudes do funcionário. Diferente de quando o candidato é externo e precisamos confiar nas referências e reputação que ele nos apresenta;

– Aplicação de uma entrevista estruturada, com perguntas relacionadas ao trabalho, que reflitam as características específicas e desejáveis para o cargo;

– Simular situações e problemas para verificar como o candidato os resolveria;

– Exemplificar situações complexas que já passou em empregos anteriores e como agiu;

É preciso estar claro que precisa haver congruência no que o candidato fala, diz e no que ele faz.

Passados os testes, vamos para a segunda fase da seleção de pessoal, para a construção de equipes vencedoras.

O autor chama de modelo 4 – E e 1 – P que significa: Energia positiva, Energização, Estofo, Execução e Paixão. Estas são características que o candidato precisa ter:

– Energia positiva: São pessoas com disposição para trabalhar e otimistas, mesmo em situações difíceis;

– Energização: Transmitir energia positiva, habilidade de inspirar o outro a realizar um melhor desempenho e a encarar os problemas de forma positiva;

– Estofo: Coragem de tomar decisões rápidas e praticar a ação;

– Execução: Converter as decisões em ações, capacidade de executar o trabalho com agilidade superando as resistências e atingindo os resultados;

– Paixão: Quem tem paixão pelo que faz é o mais engajado.

Uma dica de como avaliar o perfil comportamental e suas habilidades é aplicando a ferramenta PDA (Personal Development Analysis).

Essa ferramenta é capaz de identificar potenciais e áreas de desenvolvimento do candidato permitindo saber a compatibilidade de cada um para o cargo, potencializando os procedimentos de R&S e de desenvolvimento.

Estes critérios utilizados até o momento para a contratação de pessoal se aplicam a todos os níveis de cargo. Porém se o cargo for de um nível alto de liderança acrescentamos mais 4 características: autenticidade, visão total do negócio, cercar-se de pessoas inteligentes e maleabilidade.

– Autenticidade: Líderes autênticos são autoconfiantes, decididos, tem sua inteligência emocional bem desenvolvida. Sua comunicação é influenciadora e eficaz. São capazes de adaptar as diversas situações sem perder sua identidade;

– Antevisão: Visão ampliada de todo o negócio. Trabalhar com a intuição. Estar preparado para o inesperado, ter a percepção e empatia para poder prever todas as jogadas do negócio;

– Cercar-se de pessoas inteligentes: Para que haja troca de conhecimento e juntos consigam superar as crises e resolver os problemas;

– Maleabilidade: Resiliência. Aprender com os erros e seguir adiante com mais força e garra do que antes.

Seguindo as orientações de Jack Welch, fica mais fácil de contratar a pessoa certa para o lugar certo.

Segundo ele, se não encontrarmos um candidato com todas as habilidades, que priorizemos a integridade, inteligência, energia positiva e paixão, pois são requisitos fundamentais em qualquer pessoa.

Agora, voltando pergunta feita a Welch e que ficou sem resposta…

“Qual é a pergunta exata a fazer numa entrevista com candidatos a emprego que mais o ajuda a decidir quem contratar?”

Para esse questionamento a resposta seria fazer as seguintes perguntas:

Por que o candidato deixou seu último emprego, e o penúltimo?

O que realmente o levou a sair desse emprego? Foi o ambiente? Foi o gestor? Foi a equipe?

Há muitas informações a serem analisadas nessas respostas, pois os motivos pelo qual alguém deixou o emprego dizem mais sobre a pessoa do que qualquer outra informação.

Utilize sua intuição e experiência para unir as ferramentas acima indicadas e encontre o melhor candidato.

Interessou-se pelo livro? Recomendamos a leitura!

 

 

 

Livro: Paixão por Vencer – A Bíblia do Sucesso.
Autor: Jack Welch e Suzy Welch
Editora: Campus
Ano: 2005

 

 

 

Texto de: Simone França – Analista de Treinamento na STV Segurança
Revisado por: Vanessa Thalheimer

Qual a importância de um projeto de limpeza personalizado para sua empresa?

 

A limpeza e organização nas dependências de uma empresa são fatores de extrema importância. Um ambiente de trabalho limpo influencia de forma positiva na produtividade dos funcionários e traz melhorias para a qualidade de vida.

Para facilitar o processo é fundamental desenvolver um projeto de limpeza personalizado onde tudo será planejado, desenvolvido e executado para atender as necessidades da organização no dia a dia.

Como funciona um projeto de limpeza?

O projeto se inicia através de uma visita da empresa de limpeza ao estabelecimento para que realizem, junto aos responsáveis, um diagnóstico do que precisa ser feito e elaborado para atender todas necessidades.

Após toda a análise e definições, é criado um cronograma para equipe de profissionais que irá executar os serviços. O cronograma existe justamente para que as atividades sejam desenvolvidas de forma ágil e eficaz.

Tudo é definido através de contrato preparado exclusivamente para o cliente (empresa ou condomínio).

Ao assinar o contrato, a empresa passa a contar com uma variedade de serviços especializados, assim recebendo soluções específicas que incluem a mão de obra que será utilizada, os equipamentos, produtos e as operações de serviços que serão utilizadas, como por exemplo: varrição mecanizada, lavagem mecanizada de pisos, limpeza de vidros e fachadas entre outros.

Clique para saber mais sobre os serviços de facilities para empresas e condomínios da STV.

O atual cenário da segurança no setor da indústria

 

No início do ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou dados que informam que o setor da indústria está gastando mais com segurança do que em pesquisa e desenvolvimento.

Segundo a CNI, só em 2017 os prejuízos causados devido a furtos, roubos e vandalismos junto aos gastos em segurança somaram cerca de R$ 30 bilhões no faturamento da indústria de transformação.

“As empresas estão tendo perdas com segurança pública no Brasil, com perda de mercadorias, com a necessidade de gastar mais com segurança”, fala o diretor de Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes.

Em pesquisa realizada em 2017 com indústrias de pequeno, médio e grande porte de todo o Brasil, 53% dos entrevistados consideram que roubos, furtos e vandalismos aumentaram nas imediações de suas empresas e isso reforçou a necessidade de investir em segurança.

 

Essa estatística vem crescendo ao longo dos últimos anos, mas o prejuízo resultante da perda de mercadorias e da depredação do patrimônio é mais alto do que o investimento em segurança privada.

Os dados informados acima servem como um alerta para que a as indústrias tenham a preocupação devida com a segurança protegendo não apenas bens materiais, mas também colaboradores e clientes de possíveis ameaças, riscos e vulnerabilidades.

Para suprir essa demanda, a terceirização do serviço de segurança já faz parte da realidade de muitas indústrias e grandes fábricas que, ao contratar um serviço de proteção, acabam tendo inúmeros benefícios até mesmo estratégicos para o negócio.

A STV Segurança oferece projeto de segurança exclusivo e personalizado que atende as necessidades de segurança específicas de cada cliente. Acesse o site e conheça as principais soluções em segurança para indústrias e demais empresas de grande porte.

Leia também: Cuidados com a segurança de sua empresa

Fontes:
Portal da Indústria
Agência Brasil – EBC 

Cliente reconhece o trabalho de funcionários da STV

No último mês de junho, nossa cliente Guarida Imóveis homenageou quatro funcionários da STV alocados em suas unidades nos bairros Centro, Bela Vista e Petrópolis de Porto Alegre (RS).

São eles: Jose Milton Medeiros, Paulo Jorge Lopes Bastos, Rafael Wunschi Sant’ Anna e Tiago Jose Piucco Quadrado.

O reconhecimento pelo bom trabalho chegou diretamente ao nosso cliente, através do preenchimento de formulários de satisfação disponibilizados na própria empresa.

Funcionários José M. Medeiros, Rafael W. Sant’ Anna, Tiago Jose P. Quadrado e Paulo Jorge L. Bastos recebendo certificados de Jabez Leal (Líder Operacional Empresas – STV).

Como sempre reforçamos, para nós é muito importante saber como nossos clientes avaliam nosso trabalho. Isto nos permite uma percepção mais específica do que vem sendo feito, se está no caminho certo e o que pode sempre melhorar.

Parabéns a todos os funcionários homenageados!

A opinião de quem confia na STV

Criar parcerias e estabelecer relações de longo prazo faz parte da filosofia da STV.

Trabalhamos pela proteção e satisfação de cada cliente em busca de melhorias contínuas para seguir prestando serviços de segurança com excelência e profissionalismo.

Por isso, para a empresa é muito importante receber um feedback com agradecimentos, opiniões e até mesmo sugestões sobre o trabalho.

Ao receber um retorno positivo de clientes, ficamos não apenas agradecidos como também seguros de que nosso trabalho está sendo bem feito, cumprindo nossa missão de proteger a vida e o patrimônio de cada cliente.

Hoje compartilhamos aqui neste espaço duas mensagens de agradecimento enviadas por clientes da STV no último mês de junho. Confira:

Mensagem de agradecimento de Márcia Boniatti, da empresa Finger Móveis Planejados (Novo Hamburgo-RS), direcionada ao Gestor Sênior da STV São Leopoldo (RS), Jorge Vargas:

 “Gostaria de agradecer e elogiar o trabalho de vocês na Finger Móveis Planejados!

O pessoal está de parabéns pelas rondas diárias e noturnas. Ontem tivemos um evento em POA e tivemos um grupo saindo da loja e retornando às 23h. A ronda estava lá nos dando a segurança e hoje também. Perceberam uma pessoa suspeita e nos avisaram que estavam ali na vigilância!

Obrigada pelo ótimo trabalho!”

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Ofício recebido de João Marley Rodrigues (Agente de Sv. Segurança Corporativa da RGE Sul, em São Leopoldo-RS), direcionada a Igor Consul, Gestor de Negócios da STV Novo Hamburgo (RS):

“Sirvo-me desta oportunidade para saudar a todos os colaboradores da STV –Segurança e Transportes de Valores pela excelência dos serviços prestados à RGE Sul neste período em que estou com a incumbência de realizar a gestão da segurança patrimonial de tão importante empresa no RS.

Por certo, boa parte desse sucesso se deve aos excelentes serviços de gestão dos vossos funcionários JOHN SAMPAIO e seus auxiliares, bem como do EMERSON ROCHA e seus auxiliares, que nos transmitem a tranquilidade na prestação de seus serviços de segurança proposta em nosso contrato de trabalho.

Tamanha dedicação e esmero se revestem em potencial de futuro no prosseguimento de nossas intenções, pelo menos na nossa avaliação, que só não é melhor pois, como seres humanos, estamos em constante aprendizado e numa constante busca pelo bom serviço prestado.

Ações positivas como estas de seus funcionários, aliada ao constante acompanhamento pelos fiscais, os capacita para a extensão de serviços a outras áreas e tende a ampliação e qualificação como empresa do segmento de segurança no RS, hoje uma necessidade ante a tendência futura dos órgãos de segurança pública atuarem somente na crise e na contenção de ações criminosas contra a pessoa.

Minha franca e responsável avaliação dos serviços acima evidenciados é de excelência, nota 10, e rogo que continuemos alinhados na busca de nossos objetivos que é prover a segurança do patrimônio e das pessoas que labutam nas unidades da RGE Sul.”