Tendências em Segurança: Inovação, Tecnologia e Proteção de Dados


Nos últimos anos, uma série de acontecimentos contribuiu para desacelerar o crescimento econômico de negócios nos mais variados setores do mercado. Atualmente, o cenário inspira recuperação, mas sinaliza que algumas mudanças chegaram para ficar.
O setor de segurança viu a necessidade de acelerar processos, investir ainda mais em inovação, tecnologia e se adaptar às crescentes demandas vindas de diferentes segmentos.

Uma das justificativas é a preocupação constante com a criminalidade e, com isso, surge a necessidade de ampliar, modernizar processos e otimizar a segurança de pessoas e de seus patrimônios.  

Entre as principais tendências em segurança, das quais algumas já fazem parte da realidade de algumas empresas, podemos listar:

Automação e investimento em soluções inteligentes

O período pandêmico acelerou o crescimento de demandas por soluções dinâmicas e inteligentes capazes de otimizar processos de gestão e monitoramento, proporcionar mais autonomia aos clientes e contribuir para a melhoria no atendimento.

Qualificação profissional como um diferencial

O bom funcionamento de soluções em tecnologia e inovação depende de profissionais qualificados e preparados para assumir demandas que vão da operação à manutenção.

Quem seguirá se destacando são as empresas e os próprios profissionais em busca de qualificação e crescimento nesta área.

Inteligência Artificial

O uso de inteligência artificial para melhorar e otimizar processos é uma realidade inovadora que, ao ser utilizada de forma correta e responsável, torna-se uma grande aliada na segurança.

A inteligência artificial (IA) se apresenta como uma importante aliada no ramo da segurança oferecendo agilidade e maior precisão na detecção de ameaças. Pode ser utilizada em sistemas de vídeo monitoramento, reconhecimento facial, na detecção de invasões, além de análise de dados em tempo real. A tendência é o crescimento gradual de sistemas com a tecnologia.

Internet das Coisas, Integração e Inovação

Além de reforçar a proteção, a integração de diferentes tecnologias oferece melhoria no desempenho, mais eficiência na gestão e agilidade no atendimento.

Troca de dados, informações e interação entre dispositivos de segurança através do uso da internet oferecem mais maior eficácia em processos como: monitoramento remoto, possibilidade de integração entre diferentes sistemas e dispositivos de segurança (câmeras, alarmes, sensores, etc.), automatização de processos, análise de dados.

Segurança de dados e conformidade com a Lei

Com o aumento da troca de dados e informações pessoais especialmente na internet, a preocupação com a segurança de dados segue em pauta.  

Com a importante validação da Lei Geral de Proteção de Dados, o setor de segurança deve se manter atento às necessidades de adequação. Prestadora de serviços em conformidade com a Lei e preocupada inclusive com a segurança dos dados de seus clientes acaba se destacando no mercado.

A STV segue acompanhando as tendências do setor e investindo em tecnologias e soluções inovadoras capazes de atender as demandas específicas dos diferentes segmentos atendidos pela empresa, assim como reforça o compromisso com a segurança de dados de seus clientes.

Leia também: Melhoria contínua e inovação: inteligência artificial em pauta em treinamento técnico na STV


Fontes: 

Revista Segurança Eletrônica

Revista Digital Security

Abese

Universo de Negócios

InforChanell

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *