Entrevista | Câmeras com Inteligência Artificial para ampliar a segurança

Entrevista | Câmeras com Inteligência Artificial para ampliar a segurança

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversas áreas da tecnologia, e a segurança eletrônica não é exceção. Um exemplo notável são as câmeras equipadas com IA, que estão ganhando destaque por sua capacidade de elevar os padrões de proteção, graças à qualidade e precisão nas detecções. 

Para entender melhor como essa tecnologia pode transformar a segurança, confira a matéria completa realizada em parceria com o Grupo Sinos, incluindo uma entrevista exclusiva com o Gestor de Inovação, Diego Borba.


Muito se fala sobre a revolução que a Inteligência Artificial (IA) deve trazer — e já está trazendo — ao nosso dia a dia. Enquanto ainda há debates sobre a sua aplicação e regulamentação, o setor de segurança está um passo à frente: utilizando esse avanço tecnológico para garantir ainda mais proteção.

De acordo com Diego Borba, gestor de inovação da STV Segurança, a IA permite que os softwares de monitoramento aprendam parâmetros de possíveis ações contra o patrimônio.

“No sistema tradicional, trabalhamos com sensores que possuem limitações de alcance e precisão. Já com as câmeras inteligentes, contamos com imagens de alta resolução em tempo real, que identificam pessoas, veículos e animais com alta precisão”, explica.

Para Borba, além de prevenir crimes, permitindo a identificação de ações suspeitas antes que ocorram, elas inibem atividades criminosas. “Essas câmeras, também conhecidas como Câmeras Inteligentes, revolucionam a segurança eletrônica com sua capacidade aprimorada de detecção, análise e precisão.

Em termos de investimento, o custo de implementação é amplamente compensado pela redução de perdas e danos, além da valorização do imóvel”, detalha. 

De acordo com o especialista, no caso das Câmeras Inteligentes da STV, o sistema oferece software de monitoramento próprio e personalizável, suportando diferentes modelos de câmeras e funções específicas para atender as demandas.

“No universo da segurança eletrônica, investir em inovação é essencial. Com os olhos sempre voltados para a evolução do mercado e as novas tendências, a STV busca oferecer produtos e serviços ágeis, práticos e seguros”, destaca.

TIRA-DÚVIDAS COM ESPECIALISTA

Como a STV utiliza a inteligência artificial no sistema de câmeras de segurança?

Possuímos uma solução de software que utiliza IA para aprender parâmetros e identificar pessoas, veículos, animais e possíveis ações com alta precisão por meio de imagens em tempo real.

Quais os diferenciais desse sistema em relação ao tradicional?

No sistema tradicional, trabalhamos com sensores que possuem limitações de alcance e precisão. Já com as câmeras inteligentes, contamos com imagens de alta resolução em tempo real, monitoradas pela central de monitoramento da STV.

Essa tecnologia está disponível para qualquer porte de cliente, inclusive residencial?

Sim, as câmeras inteligentes da STV são uma solução que pode ser customizada para uso no segmento residencial, ajudando a evitar disparos falsos.

Quem está por trás desse monitoramento? É apenas virtual ou há profissionais humanos acompanhando as imagens?

Todas as centrais de monitoramento da STV possuem equipes de agentes de monitoramento, que recebem os eventos das câmeras, realizam as devidas tratativas e acionam as equipes operacionais com maior precisão.

Existe uma procura maior pelo serviço de câmera de monitoramento do que pelo tradicional (com agente físico no local)? Se sim, saberia apontar os motivos?

A solução das câmeras inteligentes é uma tecnologia em fase de crescimento, que vem para complementar o trabalho do agente físico, oferecendo uma solução mais segura.

Como este recurso de câmeras pode ser combinado com os demais serviços de segurança?

As câmeras são uma tecnologia que, quando guiadas por equipes de profissionais bem qualificados, proporcionam sua maior segurança.


A matéria completa está disponível nas edições impressas e digitais dos dias 23,24 e 25.8.2024 dos jornais: NH, VS e DC. 

Share this content: