O mesmo cuidado necessário na elaboração de um projeto de limpeza para uma empresa, também deve ser tomado na hora de contratar os profissionais de limpeza que serão encarregados pelo serviço.
Com um mercado cada vez mais exigente, as empresas estão investindo constantemente em treinamento e na capacitação dos seus profissionais, visando ajudar na execução e otimização do trabalho, proporcionando mais eficiência e agilidade na execução das tarefas.
O serviço de limpeza profissional da STV conta com uma equipe de profissionais de limpeza treinados e capacitados para exercer com excelência as atividades de limpeza. A seleção é feita de acordo com o perfil de cada cliente.
As 5 etapas de preparação de uma equipe de limpeza profissional:
1. Recrutamento e seleção: a gestão de recursos humanos permite que ela recrute, selecione e treine os profissionais de acordo com o perfil de cada cliente, deixando aptos a exercerem suas atividades com qualidade, segurança e capacitação;
2. Integração: procedimentos e normas da empresa e do cliente;
3. Treinamento de grupo:
- Segurança do Trabalho: EPI’s, doenças profissionais, CAT (Comunicação De Acidente de Trabalho), programa de controle médico e saúde ocupacional, programa de prevenção de riscos ambientais, primeiros socorros e HIV – AIDS;
- Produtos químicos: PH (Potencial de Hidrogênio), uso correto dos produtos: detergente, desinfetante, removedores, polidores, cera, fibras;
- Relações humanas: preconceito, higiene pessoal, uniformes, motivação, comunicação, uso correto do uniforme e sua conservação;
- Educação ambiental e Reciclagem de lixo: meio ambiente, ecossistema, reciclagem de lixo: conhecer, conscientizar-se e mudar.
4. Treinamento em local de trabalho: os funcionários são instruídos para identificar os serviços de limpeza necessários para cada ambiente e, após esta primeira etapa, eles definem quais os equipamentos de limpeza adequados para a execução das atividades, além de formular planilhas de controle de serviços;
5. Acompanhamento e orientação: a avaliação da qualidade dos treinamentos é feita através de visitas periódicas pela monitora operacional, encarregada e supervisor. O resultado dessas avaliações irá definir o retreinamento com as pessoas específicas.
Ao término da capacitação, os funcionários recebem um certificado onde consta que todos os profissionais envolvidos estão aptos a trabalhar de maneira segura e consciente.
Os profissionais de limpeza que recebem os certificados passam a ser vistos como agentes de saúdes aptos a entregar, da melhor forma, soluções de limpeza e higienização para a empresa ou condomínio.
Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços de facilities para condomínios e empresas.
Share this content:
Deixe uma resposta