Arquivar 25/04/2019

Proposição de Valor STV – Treinamento e desenvolvimento como vantagem competitiva

 

Uma organização precisa de pessoas capacitadas e confiantes para exercer o seu cargo contribuindo com soluções e inovações no dia a dia de trabalho. Profissionais despreparados e ineficientes em suas atividades tornam-se fonte de inúmeros problemas para as empresas.

Um dos efeitos comuns da falta de treinamento é que um funcionário com dificuldades para entender como realizar o seu trabalho acaba se tornando insatisfeito, o que ocasiona baixa produtividade e qualidade do trabalho, além do aumento da rotatividade na empresa, perda de credibilidade e queda da receita.

Os profissionais de portaria e vigilância da STV Segurança passam por um rigoroso processo de recrutamento e seleção que vai de acordo com o perfil que o próprio cliente solicita. Leva-se em consideração a localização e experiência profissional e, desta forma, os funcionários são preparados para oferecer proteção efetiva e personalizada.

O treinamento e desenvolvimento dos funcionários é um dos itens da proposição de valor da STV na busca por um atendimento cada vez mais diferenciado e de alta qualidade para os clientes. O objetivo é compreender os problemas e necessidades de cada cliente e solucioná-los.

Treinamento de Grupo

O processo de treinamento inicia com o Treinamento de Grupo visando formação de equipes treinadas e capacitadas para desempenhar a sua função de acordo com a legislação (CLT/CBO/CCT). Além disso, passam a conhecer a STV e seus valores.

 


Treinamento no Local de Trabalho

Finalizada a etapa do treinamento de grupo, os funcionários recebem o Treinamento no Local de Trabalho conforme a Instrução de Trabalho, o que habilita os profissionais a realizarem suas atribuições de forma específica e personalizada, além dos cursos de reciclagens obrigatórios por lei.

A capacitação no local de trabalho é um meio para desenvolver as habilidades necessárias à execução das tarefas pelo funcionário dentro de cada cargo, a fim de torná-los mais eficientes.

O objetivo do treinamento é aumentar o conhecimento do funcionário, melhorar suas habilidades, desenvolver e modificar comportamentos. O desenvolvimento de uma organização está diretamente ligado à qualificação de seus funcionários.

Cordialidade, sigilo e simpatia são características indispensáveis para os profissionais da STV Segurança. Eles também estão qualificados para interagir de maneira eficiente com as novas tecnologias, essenciais para a segurança.

São capazes de perceber os primeiros sinais de risco e de tomar as iniciativas para garantir a defesa do patrimônio e das pessoas que moram e/ou trabalham naquele local.

No treinamento é o momento de sanar as dúvidas e receber os feedbacks em tempo real durante o desempenho das tarefas no local de trabalho. Executar as atividades conforme consta na Instrução de Trabalho é a maneira correta de desempenhar suas tarefas e garantir qualidade e padronização do serviço.

 

Paulo Dutra (Gestor de treinamento da STV ).

“Aqui na STV Segurança todos os colaboradores passam pelo processo de integração e treinamento de IT (Instrução de Trabalho) no posto aonde irão exercer as suas atividades. Passam também por duas avaliações de desempenho, sendo uma de 30 dias e outra de 80 dias, a fim de verificar a adaptação do colaborador ao posto de trabalho e nos certificarmos que o seu perfil é o mais adequado para atender as necessidades do cliente.

São realizados treinamentos e reciclagens no intuito de melhorar o conhecimento e aumentar a motivação dos colaboradores. Sempre na busca da melhoria contínua para alcançar cada vez mais a satisfação de nossos clientes.

Tenho a certeza de que as pessoas constituem o principal patrimônio da nossa empresa. Sendo assim, quando a empresa investe em seus funcionários, automaticamente está investindo em si mesma.”

 

Como vantagem competitiva, a STV Segurança investe muito em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários. O reconhecimento do trabalho aparece de diversas formas como, por exemplo, mais uma premiação no Marcas de Quem Decide realizado em parceria com o Instituto Qualidata e o Jornal do Comércio.

Foi promovida uma pesquisa e, mais uma vez, este ano apontou a STV como empresa preferida na categoria Vigilância, no Rio Grande do Sul. Isso mostra o resultado de um trabalho levado a sério e traz um incentivo a seguir trabalhando cada vez com mais excelência.

Uma equipe motivada faz toda a diferença para uma empresa prosperar. Investir no funcionário aumenta a sua produtividade e a STV sabe que, ao investir de forma correta e efetiva nos funcionários, os resultados serão positivos. Somente um funcionário satisfeito com a empresa conseguirá um resultado extraordinário no atendimento aos clientes e, em consequência, a alta satisfação dos clientes, criará uma afinidade emocional com a nossa marca e resultará na sua lealdade.

 

Texto: Simone França – Analista de Treinamento e Desenvolvimento
Depoimento: Paulo Dutra – Gestor de Treinamento
Edição: Vanessa Thalheimer – Analista de Marketing
Arte: Alessandra Machado – Estagiária de Marketing

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

 

No dia 23 de abril é celebrado, oficialmente, o Dia Internacional do Livro e do Direito do Autor.

Nem todos sabem, mas a conhecida obra “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes, é uma das responsáveis por alavancar a celebração à leitura. O autor morreu em abril de 1923 e, em sua homenagem, os livreiros da região da Catalunha, na Espanha, passaram a celebrar seu legado sempre no mês de abril com a Feira do Livro Espanhol.

O movimento acabou se expandindo pelo país e, desde então a data é comemorada no país com a entrega do prêmio literário Miguel de Cervantes pelo rei da Espanha.

Além do aniversário de morte de Cervantes, a data também lembra a morte de outros escritores conhecidos: William Shakespeare (falecido em 23 de abril de 1616*) e Josep Pla (falecido em 23 de abril de 1981).

Dia Mundial do Livro

Em 1955, o 23 de abril foi oficialmente declarado pela UNESCO- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.

A data tem como propósito estimular e promover reflexões sobre a importância do livro e o direito a leitura como bem cultural essencial para a nossa formação e desenvolvimento.

O Brasil também celebra o Dia Nacional do Livro em 29 de outubro. A data é uma referência à fundação da Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro.

A algumas livrarias costumam promover descontos e disponibilizar cupons para aquisição de livros, além de desenvolver atividades relacionadas à leitura. Escolas e organizações realizam leituras para as crianças dos grandes clássicos da literatura em versão infantil.


A relação da STV com a leitura – da biblioteca ao grupo de estudos

A leitura faz parte da cultura da STV e o exemplo vem do Diretor Executivo da empresa que tem por hábito ler, em média, mais de 40 livros por ano.

Como incentivo à leitura, a empresa disponibiliza uma biblioteca em sua matriz, em Porto Alegre (RS), com um acervo composto por cerca de 700 livros dos mais variados temas onde o funcionário tem acesso a um catálogo digital e consegue verificar a grade de livros e sua disponibilidade.

Há também disponível em cada unidade STV um acervo dos livros mais utilizados pelo Grupo STV.

Grupos de Outra forma de incentivo a leitura é através de grupos de estudos.

Inspirada na técnica do Consultor em Gestão, Vicente Falconi, praticamos o método da Cumbuca. Onde um grupo escolhe um livro para leitura e a cada capítulo se reúnem para debater sobre o assunto estudado.

 

Dica de leitura

O livro Receita Previsível (Predictable Revenue) dos autores Aaron Ross, Tyler e Marylou é indicado para quem trabalha com a área de vendas.

Receita Previsível é o conhecimento de quanto a sua empresa ganhará em um determinado período de tempo. A partir do que já está previsto, desenvolve-se uma série de práticas para conseguir potencializar a receita de qualquer negócio.

Segundo o conceito da Receita Previsível, as vendas irão aumentar se o número de leads* qualificados for maior. De acordo com a metodologia Cold Call 2.0, a ideia é ligar somente para os prospects** que demonstraram interesse pela sua empresa.

Seja fornecendo suas informações de contato (nome, email, telefone etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço etc.).

Segundo o autor, para conseguir criar uma máquina de vendas previsíveis, segue-se essas três premissas:

  1. Um processo de vendas consistente, porque sem consistência não há previsibilidade;
  2. Um time de vendas bem estruturado. Ter uma pessoa dedicada a prospectar e qualificar, o vendedor e o Gestor de contas;
  3. Geração de Leads previsível, o mais importante para criar vendas previsíveis.

Aaron Ross, conhecido pelo trabalho revolucionário que fez na Salesforce entre 2002 e 2006, gerando US$ 100 milhões em vendas anuais, e pelo best-seller Receita Previsível (de 2011, lançado em 2017 no Brasil)

* Leads: é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

** Prospects: são os nomes na sua lista que ainda não responderam positivamente ao seu contato.

Boa leitura!

 

Texto: Simone França (Analista de Treinamento e Desenvolvimento) | Vanessa Thalheimer (Analista de Marketing)

Gestores da STV participam de Painel de Segurança Pública em Novo Hamburgo

  • Palco pronto para receber os painelistas convidados

Na noite do último dia 29 de março ocorreu o Painel de Segurança Pública no Salão de Atos da Feevale, em Novo Hamburgo (RS).

Com apresentação da STV e realização do Grupo Sinos, o evento contou com os painelistas convidados: Jorge Vargas (Gestor Sênior da STV), Canísio Eidelwein (Gerente Comercial STV), Rodrigo Zucco (Delegado Titular da 2ª DP de São Leopoldo), Luciano Zucco (Deputado Estadual), Cel. Moyses Crespo Perez (Oficial Superior da Reserva do Exército Brasileiro) e Charles Kieling (Cientista Social e Especialista em Segurança Pública).

Como já sabemos, a questão da segurança pública é, nos dias de hoje, pauta frequente em todos os noticiários e já faz parte dos assuntos diários das pessoas. No painel, foram abordados os seguintes temas: “Inteligência e a tecnologia aplicadas na segurança pública”,  o “Verdadeiro papel da polícia e do parlamento” e o “Papel das empresas de segurança privada”.

Foi uma ótima oportunidade para, juntos, discutir um dos assuntos mais pautados dos últimos tempos e do interesse de toda a população.

O debate entre especialistas é útil por integrar conhecimento, traçar outras perspectivas e mostrar novos cenários na busca por soluções efetivas na área da segurança pública.

A transmissão do painel na íntegra está disponível na página da Rádio ABC, no Facebook:

https://www.facebook.com/radioabc900