O dia 28 de outubro de 2013 será um marco para o Centro de Treinamento da STV, considerada a maior e mais completa estrutura do sul do país, pois é quando se inicia a primeira turma do Curso de Extensão em Segurança para Grandes Eventos. Trata-se de um treinamento que, a partir de abril de 2014, será obrigatório para todo profissional de vigilância que queira atuar em locais que comportem mais de 1500 pessoas. Segundo a gestora do Centro de Treinamento, Mariângela Canfild, “seremos pioneiros nesse curso no Rio Grande do Sul e, além disso, um dos poucos que poderão oferecê-lo, pois há a exigência de instrutores com experiência nessa atuação para que as escolas de formação sejam homologadas e credenciadas”. A estimativa dos organizadores é que somente para o período da Copa do Mundo sejam necessários 4,5 mil vigilantes em Porto Alegre, mais 2 mil para os eventos paralelos que ocorrerão na cidade.
O pré-requisito para ingressar na turma é ter o curso de Formação de Vigilante. De forma sucinta, ao longo dos cinco dias, o que totaliza 50 horas/aula, o aluno será dotado de conhecimento, técnicas, habilidades e atitudes para que possa garantir a segurança de pessoas e do próprio patrimônio em locais onde ocorram eventos como, por exemplo, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O vigilante estará apto a realizar revistas pessoais, aprendendo a identificar objetos e substâncias proibidas ou que possibilitem ato de violência. Além disso, saberão como gerenciar multidões em caso de crise, assegurando um ambiente confortável e seguro para organizadores e espectadores.
Inicialmente o Curso de Extensão em Segurança para Grandes Eventos será disponibilizado no turno do dia, mais especificamente das 8h às 18h, porém, devido a grande procura, será ofertado em breve o noturno.
Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (51) 3466.8404 ou diretamente na rua Pistóia, 800, em Canoas.