Cuidados com a saúde e segurança no inverno

Com a chegada da estação mais fria do ano, aproveitamos para reforçar alguns cuidados muito importantes com a sua segurança e para manter a saúde em dia, especialmente no momento atual que exige cuidado redobrado.

Segurança no inverno

Em dias de frio intenso é comum observarmos uma queda considerável de movimento nas ruas, especialmente durante a noite. Por isso, recomendamos muito cuidado ao sair na rua nesta época do ano específica.

Evite transitar em locais pouco iluminados e ruas desertas;

Sempre que possível, informe a sua localização e trajeto para alguém próximo;

Não ande na rua com objetos de valor à mostra;

Evite o uso de celular enquanto estiver na rua, especialmente durante a noite.

Cuidados com a saúde

É nas temperaturas mais baixas que nosso sistema imunológico tende a ficar mais vulnerável e suscetível a doenças respiratórias como gripes, resfriados, bronquites, etc. Neste ano, ainda há o agravante do novo coronavírus para reforçar ainda mais sobre a importância de tomar cuidados com a saúde.

Mantenha-se bem agasalhado, especialmente ao sair para a rua;

Evite aglomerações, especialmente em locais fechados e com pouca ventilação;

Mantenha ambientes sempre arejados, com janelas e portas abertas para facilitar a ventilação de ar e diminuir a concentração de vírus e bactérias.

Higienize as mãos com frequência lavando com água e sabão ou álcool gel, especialmente depois de espirrar ou tossir e de utilizar o banheiro, antes de comer e antes e depois de tocar olhos, a boca ou o nariz.

Este é um hábito simples e importante que auxilia na prevenção de infecções virais e bacterianas. Esta recomendação vem sendo feita de forma ostensiva, inclusive para evitar a transmissão do novo coronavírus;

Evite levar as mãos aos olhos após tocar em superfícies que podem estar contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas, etc.);

Ao invés das mãos, procure utilizar lenços descartáveis para espirrar ou tossir;

Procure ingerir bastante líquido (água, sucos e chás);

Não descuide da alimentação no inverno. Invista em alimentos ricos em Vitamina C (laranja, brócolis, etc.) cujas propriedades ajudam a proteger a sua imunidade.

Solidariedade

Muitas pessoas não têm como se proteger nos dias de frio mais intenso. Como ajudar?

????Separe agasalhos e cobertores que você não usa mais e procure o posto de coleta de doações mais próximo em seu bairro ou cidade.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus familiares e amigos.

Cuide-se!

 

Fontes:

Ministério da Saúde | Blog da Saúde
Secretaria da Saúde SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *