Proposição de valor: diferenciais de um processo de R&S assertivo

 

Responsável por atrair, selecionar e contratar novos talentos, a área de recrutamento e seleção de pessoas é um dos setores chaves para o sucesso da organização.

O processo de recrutamento e seleção é uma das etapas da proposição de valor da STV. Buscamos sempre a pessoa certa para o lugar certo, com a definição de perfil de acordo com as exigências necessárias para o bom desempenho na função.

A STV tem como uma de suas vantagens competitivas, um quadro efetivo de recrutamento e seleção. Uma escolha desalinhada com o perfil da vaga pode acarretar em problemas que vão de gastos com treinamentos desnecessários a custos trabalhistas elevados. Por isso, o RH faz parte dos setores estratégicos da empresa.

A assertividade do processo está em alinhar as exigências técnicas e comportamentais para cada cargo, com base nos nossos valores e cultura. Com a equipe de RH efetivo, temos mais propriedade na hora de selecionar, pois a experiência de vivenciar a cultura e os valores organizacionais é um diferencial na hora de identificar alguém que se ajuste ao perfil desejado.

O modelo de recrutamento e seleção vigente na STV busca alinhar a proposta organizacional com o negócio, integrando a busca e o desenvolvimento de competências individuais que produzem os resultados esperados para organização. Reconhecer a importância da área de RH é um caminho para alcançar melhores resultados.

 

Confira o depoimento de Andrea Duarte, psicóloga e gestora de RH da STV):

 

“Na STV fazemos a gestão por competências, definindo junto com o setor solicitante o CHAe (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e experiência) necessário a cada função ou cargo.

O processo de recrutamento e seleção é realizado pelo RH junto com os setores solicitantes, sendo a contratação uma responsabilidade compartilhada, onde RH e solicitante tem no processo responsabilidades definidas.

Os candidatos passam por algumas etapas avaliativas que visam observar suas potencialidades para contratação e posterior desenvolvimento.

Desta forma, buscamos atingir uma maior assertividade nas contratações, garantindo a satisfação de clientes e funcionários.”

 

Escolhas de perfis não compatíveis com a vaga causam prejuízos, como despesas adicionais com a rescisão de contratos, novas seleções e treinamentos.

Contratações acertadas são fundamentais a formação de equipes de alto desempenho e consequentemente, crescimento e sucesso. A escolha correta do novo funcionário constrói equipes eficientes e isso reflete diretamente no desempenho de toda empresa.  Profissionais que trabalham motivados são mais produtivos e garantem retornos acima do esperado.

A equipe de RH da STV é composta por psicólogos e profissionais especializados na área de recursos humanos que trabalham com olhar atento e uma percepção refinada para analisar as características individuais dos candidatos e identificar quais são os que melhores se adaptarão à função disponível.

____

Texto: Simone França (Analista de Treinamento e Desenvolvimento STV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *