Ser síndico é…

O papel do síndico é fundamental para manter o bom andamento de um condomínio, independente do tamanho e estrutura do mesmo. É ele a pessoa encarregada de cuidar da administração, analisar ou resolver assuntos internos e externos que envolvem o condomínio, além de resolver possíveis conflitos e manter a harmonia entre os moradores.

Dando sequência a semana dedicada aos síndicos e síndicas, chamamos síndicos de condomínios atendidos pela STV para nos falar sobre a sua perspectiva em relação à função que exercem, o que representa para eles e os desafios.

Confira o depoimento da síndica Sandra Cristina Alberton, do Condomínio Ravello Park, de Porto Alegre (RS): 

 “O papel do síndico é fundamental para a conservação e bom funcionamento de todo o condomínio e trabalhar na manutenção preventiva é essencial para que tudo esteja sempre e em bom estado de conservação. De outro lado, administrar bem os funcionários e prestadores de serviços, qualifica o trabalho exercido e auxilia sobremaneira a rotina.

Há uma forte tendência dos condomínios na busca pelo chamado síndico profissional uma vez que, com o auxílio deste, as relações interpessoais ficam facilitadas e sua expertise contribui muito para o bom funcionamento e redução de custos condominiais.

Minha experiência na área, já há mais de uma década, traz sempre situações rotineiras e também inusitadas.

Destas últimas, recordo o vendaval ocorrido em janeiro de 2016, que causou toda sorte de danos aos condomínios de Porto Alegre e à Cidade também.

Foi necessário buscar, além de profissionais das mais diversas áreas de atuação, também a colaboração de funcionários, de forma extraordinária, vindo daí exemplos, vários, de dedicação e comprometimento, fruto do bom relacionamento interpessoal síndico/funcionários, demonstrando, assim que além de administrador o síndico deve primar pela boa condução nas relações interpessoais.

Outro exemplo bastante presente foi a contratação de vigilância para seis condomínios na região da Bela Vista, que dispendeu 24 meses de reuniões, contatos, projetos e, ao final, condomínios unidos com um objetivo comum alcançado, fora do espaço de cada um. Esta experiência nos trouxe grande satisfação e está sendo extremamente bem sucedida.”

Sandra Cristina Alberton.

Muito obrigado por compartilhar suas experiências conosco, Sandra, e parabéns pela sua dedicação na função de síndica!

Reconhecemos a importância do trabalho do síndico e a responsabilidade da função. Por isso, a STV faz questão de apostar em relações duradouras com seus clientes síndicos, da visita inicial do consultor, até instalação e manutenção de equipamentos, bem como investir no treinamento e capacitação dos profissionais de portaria e vigilância contratados para fazer a segurança do condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *