CIPA – Turma SERPO

E mais uma turma da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – foi capacitada, segundo a exigência da Norma Regulamentadora 05. A turma em questão é representante da empresa SERPO e o evento ocorreu no período de 22 a 24 de junho/2016. Os participantes estão agora aptos para a Nova Gestão da CIPA 2016/2017.

SIPAT 2016 incentiva a prevenção

Dos dias 11 a 15 de abril de 2016, a STV realizou a sua Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT), cujo objetivo central é oferecer atividades motivacionais voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Com o tema “A orientação é nossa. A prevenção é você quem faz”, disponibilizou palestras sobre direção defensiva, como cuidar da coluna vertebral, dicas de economia e a mecânica do batom, direcionado ao público feminino com dicas de manutenção e cuidados com veículos. Essas palestras ocorreram nas unidades de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Novo Hamburgo e foram ministradas pela EPTC, pela engenheira do trabalho da STV, Ana Cristina da Silva, e pelo professor Henry Paulo Dias.

A SIPAT visa a desenvolver a consciência sobre a importância da prevenção, criando uma atitude vigilante no funcionário que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente de trabalho mais seguro, trazendo à tona, assim, a necessidade de um processo de melhoria contínua.

STV promove a SIPAT 2015

A STV realizou dos dias 11 a 15 de maio a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT), cujo tema foi “Segurança no Trabalho: Uma corrente onde o elo mais importante é você”.

Ao longo da semana foram disponibilizadas palestras sobre direção defensiva, prevenção de acidentes do lar e como cuidar da coluna vertebral nas unidades de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Novo Hamburgo. Elas foram ministradas, respectivamente, pela EPTC, por Albio Silveira dos Santos, da empresa Conforto, e por Alessandro Gonçalves, da GPA Soluções em Movimento Humano.

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar e promover a prevenção de acidentes, a segurança e a saúde no trabalho. Seu propósito é fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos com a corredia do dia a dia, ou seja, que não tenham somente ideia de segurança, mas que a pratiquem, buscando corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

Funcionários da CIPA STV passam por treinamento

Nos dias 09, 10, 28 e 29 de maio, os funcionários que fazem parte da gestão 2013/2014 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) participaram de um curso sobre a Norma Regulamentadora 05. No nosso Centro de Treinamento, em Canoas, foram treinados os colaboradores vinculados à empresa STV, enquanto na unidade da divisão Serviços em Porto Alegre, os à empresa SERPO. O objetivo foi passar para os colaboradores da empresa informações sobre prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Abaixo destacamos algumas imagens:

 

STV promove curso de Capacitação de Trabalho em Altura

Nos dias 09 e 10 de abril de 2014 foi promovido o curso de Capacitação de Trabalho em Altura para os funcionários das equipes técnicas (Instalação e Manutenção) do grupo STV. Ao longo do treinamento, que foi ministrado no Centro de Treinamento da STV, em Canoas, eles aprenderam sobre processos e procedimentos para a execução de trabalho em altura, conforme Norma Regulamentadora 35. Veja algumas fotos na galeria abaixo:

 

Semana Interna de Prevenção de Acidentes da STV

A comissão interna de prevenção de acidentes de trabalho gestão 2013/2014, juntamente com a área de segurança do trabalho e a diretoria do Grupo STV, promoveu entre os dias 12 e 16 de maio a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), cuja temática foi “Segurança é saúde. Pratique essa idéia”.

O objetivo da SIPAT é prevenir tanto acidentes de trabalho quanto doenças ocupacionais. Segundo a comissão, ela não deve ser vista como um mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos na área de segurança, em que a lucratividade empresarial está na promoção da saúde, no aumento da produtividade e na valorização da vida.

As palestras foram dadas nas unidades de Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo e tiveram duas pautas principais: hipertensão, que foi ministrada pela técnica em enfermagem Graziele Flores, e direção defensiva, com a presença da EPTC.

Prevenção e Combate a Incêndio

Em meio a tantos incidentes ocorridos em 2013, a STV ofereceu o treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio para alguns de seus funcionários na manhã do dia 18 de dezembro. Incialmente, o pessoal teve uma aula teórica sobre o fogo em si, sua propagação, as classes de incêndio e os tipos de agentes extintores. Após, aprenderam na prática a manusear os extintores e controlar as chamas. O curso foi idealizado pela técnica de Segurança do Trabalho Tatiana Streda e pela engenheira de Segurança do Trabalho Ana Cristina da Silva e contou com a supervisão do bombeiro militar Rosinei José Hoffmann. Abaixo, mais algumas fotos do treinamento:

 

Conheça o Curso de Extensão em Segurança para Grandes Eventos

O dia 28 de outubro de 2013 será um marco para o Centro de Treinamento da STV, considerada a maior e mais completa estrutura do sul do país, pois é quando se inicia a primeira turma do Curso de Extensão em Segurança para Grandes Eventos. Trata-se de um treinamento que, a partir de abril de 2014, será obrigatório para todo profissional de vigilância que queira atuar em locais que comportem mais de 1500 pessoas. Segundo a gestora do Centro de Treinamento, Mariângela Canfild, “seremos pioneiros nesse curso no Rio Grande do Sul e, além disso, um dos poucos que poderão oferecê-lo, pois há a exigência de instrutores com experiência nessa atuação para que as escolas de formação sejam homologadas e credenciadas”. A estimativa dos organizadores é que somente para o período da Copa do Mundo sejam necessários 4,5 mil vigilantes em Porto Alegre, mais 2 mil para os eventos paralelos que ocorrerão na cidade.

O pré-requisito para ingressar na turma é ter o curso de Formação de Vigilante. De forma sucinta, ao longo dos cinco dias, o que totaliza 50 horas/aula, o aluno será dotado de conhecimento, técnicas, habilidades e atitudes para que possa garantir a segurança de pessoas e do próprio patrimônio em locais onde ocorram eventos como, por exemplo, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O vigilante estará apto a realizar revistas pessoais, aprendendo a identificar objetos e substâncias proibidas ou que possibilitem ato de violência. Além disso, saberão como gerenciar multidões em caso de crise, assegurando um ambiente confortável e seguro para organizadores e espectadores.

Inicialmente o Curso de Extensão em Segurança para Grandes Eventos será disponibilizado no turno do dia, mais especificamente das 8h às 18h, porém, devido a grande procura, será ofertado em breve o noturno.

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (51) 3466.8404 ou diretamente na rua Pistóia, 800, em Canoas.